segunda-feira, abril 30, 2012

A mãe de todas as homenagens

Aos verdadeiros talentos que abdicaram de todas as suas convicções éticas e morais para engrandecer o nome do futebol português ao nível de um BPN.

Bem-hajam!

A força da opinião: Rui Santos dixit

Hoje, no decorrer do seu espaço de opinião, Rui Santos (célebre por "cascar" em tudo quanto mexa) foi instado a comentar as arbitragens deste fim de semana. Enfatizou a dualidade de critérios no jogo do Funchal e a mediocridade já conhecida de Paulo Batista e relevou as suas grandes penalidades escandalosas escamoteadas ao Benfica. Resumiu tudo em duas únicas frases:
«ESTE CAMPEONATO É UMA FARSA!»;
«ESTE ANO FICOU PROVADO QUE TREINADOR PODE SER QUALQUER UM, OS ÁRBITROS TÊM É QUE SER ESTES!!»

Bem-haja por haver jornalistas sem avença ao Dragão...

domingo, abril 29, 2012

A força da austeridade ética



Estas lágrimas pueris de um infante orgulhoso da Mística que corre no seu sangue são o penhor descoroçoado de um campeonato infeto pela corrupção e deslealdade. A nomeação de Olegário não foi inocente, tal como não foram inocentes as duas grandes penalidades sonegadas a Cardozo e Saviola, vítimas de violentos empurrões na grande área. Aqui não se trata de uma questão de mau-perder ou dor de cotovelo, mas se há época em que foi pornograficamente visível a existência de dualidade de critérios em favor dos azuis e brancos foi esta. Mas infelizmente, o ludíbrio está já enraízado a uma tal profundidade que até os diversos agentes desportivos acham normal a equipa do futebolzinho inconsequente e medíocre do Vitinho ser eleita campeã nacional. Em tempos de austeridade financeira, a arbitragem não iria fazer perigar a sua garantia de confortabilidade.

Por isso, criança, não chores. Orgulha-te do bastião de ombridade e probidade do símbolo cozido no teu peito junto ao coração. Para que possas crescer alicerçado na força do ódio e do asco que te nutrirá na luta contra o Mal. E lembra-te: o campeonato não foi perdido hoje, mas naquela malfadada noite de Barcelos em que Vítor Pereira apelou à arbitragem para entregarem-nos as faixas. Nesse dia, um Vítor Pereira abriu os olhos. Não é difícil de adivinhar qual deles foi...





A Rainha da fruta



Cortesia dos nossos colegas «Chama Gloriosa», uma ótima resenha da época 2011/12 e de como o FCP chegou ao título de campeão.

Para memória futura...

domingo, abril 22, 2012

Cristóvão & Alves: asco e asno, lda

Rui Alves voltou a atacar o Sporting a respeito do "caso Paulo Pereira Cristóvão". O presidente do Nacional traçou o paralelo com o Boavista, defendendo que os axadrezados "desceram de divisão por muito menos". "Aquilo que se conhece sobre este caso é uma situação clara de coação sobre a equipa de arbitragem. Há indícios de que a comunicação social vez eco. Isso de provocar o afastamento de um elemento da equipa de arbitragem e o conhecimento das razões que levaram a esse afastamento, cria um estado de coação nessa equipa de arbitragem", referiu, em entrevista à Antena 1 e ao Record. "Por muito menos, o Boavista desceu de divisão, nesse caso por tentativa de coação. Aqui o quadro é mais claro. Seria interessante verificar se aquela coincidência infeliz, do vice-presidente do Conselho Diretivo [Paulo Pereira Cristóvão] viajar com um árbitro, na véspera do jogo entre Nacional e Sporting, é única ou se não terá sido repetida. Aí deixaria de ser coincidência e estaríamos perante um quadro mais grave", acrescentou. Como presidente do Nacional não se ficou por aqui. "Achei uma coincidência estranha e se acontecesse comigo relataria essa coincidência. É estranho que se acompanhe a equipa, no Funchal, desde o hotel até ao estádio e não se viaje com a equipa para a Madeira. Como diz o povo 'à mulher de César não basta ser, também tem de parecer' e este caso não parece ser nada sério", sublinhou. Como sportinguista confesso, testemunho o incómodo deste caso e destes estarolas que há 30 anos minam o futebol extra-relvado. Contudo, este imbecil da Madeira é um dos maiores incendiários desta plêiade de imberbes dirigentes que se destacam à custa dos nossos clubes.

Contestação a LFV

Contestação a LFV aumenta de tom
É notório o mal estar entre muitos adeptos do Benfica pela época abaixo das expectativas criadas. Foram várias as mensagens escritas nas imediações junto ao Estádio da Luz contra Luís Filipe Vieira. As frases são do próprio presidente dos encarnados, que vê agora antigas promessas serem utilizadas como arma de protesto: "Vamos investir no futebol e ganhar não 1 título, mas 2 ou 3 seguidos, LFV 2009" ou "Ninguém terá tanto sucesso em Portugal como o Benfica, LFV 2007" são apenas alguns exemplos do que pode ser lido.
Já ontem, durante o jogo que opôs o Marítimo à equipa benfiquista, a principal claque do clube não se manifestou durante toda a primeira parte e no segundo tempo entoaram cânticos ameaçadores para o presidente, pedindo a sua demissão.

sábado, abril 21, 2012

A estrela do Dancin'Days

 
 No trigésimo aniversário da subida ao poder de Jorge Nuno Pinto da Costa, não deixa de ser curioso que a concludente vitória de hoje do FCP tenha sido iniciada com um penalty duvidoso assinalado pelo mesmo árbitro que, há um mês atrás, não viu uma troçada assassina sobre o Bruno César em Paços de Ferreira. Ah, e parece que o pretenso penalty foi cometido por um jogador do FCP emprestado ao Beira-Mar: Dias...

E assim, em traços gerais se resume a vigência de Sua Santidade...Largos dias têm 30 anos...

terça-feira, abril 17, 2012

E o melhor treinador do Benfica é...

O Benfica vive tempos complicados: ao forte investimento na equipa principal, não correspondeu o rendimento: com o fim da campanha europeia e o modesto segundo lugar (a quatro pontos do líder e acossado pelo Braga), resta a conquista da Taça da Liga, uma competição (a quarta na hierarquia interna) que começa a ficar ligada de forma inequívoca ao clube e à carreira de Jesus. Muito pouco, dizem os seus detractores. Importa assim analisar, nesta altura, qual o treinador que nos últimos vinte anos melhor proveito retirou da equipa benfiquista, comparando as conquistas dos diferentes intervenientes:

    Conquistas do Benfica nos últimos 20 anos
 Treinador  Títulos
 Jorge Jesus  1 Campeonato; 3 Taças da Liga
 Toni  1 Campeonato; 1 Taça de Portugal
 Mário Wilson  1 Taça de Portugal
 Camacho  1 Taça de Portugal
 G. Trapattoni  1 Campeonato
 R. Koeman  1 Supertaça
 Quique Flores   1 Taça da Liga

Curiosamente, e analisando friamente os números, chegámos à conclusão que Jorge Jesus continua a ser (já é?) o melhor treinador dos últimos 20 anos do Benfica, por conseguir somar mais 3 títulos ao campeonato conquistado, facto só aproximado por Toni, com a conquista da Taça de Portugal aliada ao título máximo do futebol nacional. Só Trapattoni conseguiu vencer também um campeonato nacional, ficando-se por aqui no que diz respeito a outras conquistas.

As nuvens cinzentas que parecem abater-se sobre o atual treinador do clube não parecem ter em linha de conta esta tabela, nem um facto muito curioso: nunca ninguém conseguiu, nestas duas décadas, conquistar dois títulos de campeão para o Benfica. Jesus ainda o pode fazer. Aguentará a pressão?

domingo, abril 15, 2012

O tetra do Benfica

Contestação a Jorge Jesus sobe de tom
O Benfica venceu ontem, em Coimbra, o Gil Vicente conquistando assim a sua quarta Taça da Liga. Numa exibição morna, imperou a lógica do David contra o Golias, sendo que desta vez quem venceu foi o mais forte.

Apesar da campanha entretanto montada para enaltecer esta conquista (e empatar em "títulos" com o FC Porto), são muitos os adeptos descontentes com a equipa de Jorge Jesus, que consideram o hipotético segundo lugar e esta taça muito pouco para uma equipa tão cara...

A glória da conquista anunciada
Não surpreendeu, por isso, que ontem à espera da equipa e do treinador estivesse um grupo de sócios e simpatizantes. pouco satisfeitos com o desempenho dos seus jogadores...

Benfica recebido com vaias:
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1542165

Jesus insultado por grupo de adeptos:
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=326257&rss=1

O futebol é, definitivamente, um desporto de expectativas... não interessa o que se ganha, mas como se ganha e como se perde.

sábado, abril 14, 2012

Sobre o passado recente

Os mais diversos jornais vão assegurando que Paulo Pereira Cristóvão assegurava uma eficaz rede de espionagem, vigiando a vida privada dos seus jogadores. Embora eticamente reprovável, não é nada que já não venha a ser feito no FCP desde os anos 80, altura em que Octávio Machado entrava pelas boates e discotecas e trazia os seus jogadores pela orelha.
Ora, lembram-se aquando do despedimento de Domingos, ter vindo uma fonte assegurar que Domingos teria mantido altos contatos com elementos da estrutura do FCP preparando o seu ingresso no clube, embora ainda fosse assalariado do Sporting?E na altura, o FCP, por intermédio do seu presidente veio desmentir categoricamente tal fato, apelidando-o de «notícia sem pés nem cabeça»?
Perceberam? Ou querem que vos faça um desenho?!

quinta-feira, abril 12, 2012

A ressaca...

Os abutres já sobrevoam o estádio da Luz...
Já aqui falei daquelas personagens que surgem logo após um desaire do Benfica, sedentos de sangue e atentos a qualquer sinal de putrefação. Na fila estão já António Figueiredo, Gaspar Ramos e José Veiga, figuras históricas do Benfica e que tanto fizeram por este grande clube. As facas estão afiadas, as línguas também. Agora resta cerrar fileiras e construir trincheiras, pois o Verão que se avizinha vai ser intenso para os lados da Luz.

quarta-feira, abril 11, 2012

A pedra que caiu



A pedra que caiu
Alguém a atirou
Não sei quem foi que viu
Mas não nos atingiu
Caiu e lá ficou
(...)

Por volta de finais dos anos 60, Tony de Matos consolidou a sua faceta de cantor romântico, arrebatando corações femininos com esta balada. Ora, os americanos acreditam que toda a ocasião especial deveria ter uma banda sonora à altura, de modo a tornar-se inesquecível. Para este caso de possível corrupção ao árbitro José Cardinal, este seria o tema emblemático a ser entoado pelos altifalantes de qualquer boite ranhosa pois não duvido de que, tal como a letra o ilustra, tudo irá ficar em águas de bacalhau...

Mas, quem é José Cardinal?

Se estivéssemos num episódio da galardoada série CSI Corrupteland, o perfil psicológico feito através da expressão facial do indivíduo indicaria estarmos diante de um elemento com elevado grau de honorabilidade, não fosse o senão de esta foto ter sido tirada na cerimónia de homenagem da AFP pela presença de Olegário e seus auxiliares no campeonato do mundo 2010. Não é de todo inocente que esta sessão tenha sido gizada pelo mesmo causídico que protegeu a ascensão de Cardinal a árbitro auxiliar com insígnias FIFA.
Qualquer amante de futebol que viva no Norte conhece José Cardinal: portista ferrenho de Rio Tinto, trabalhou muitos anos na estação central dos CTT do Porto, tendo há meses atrás tirado uma licença para abraçar a profissionalização na arbitragem. Começou na equipa de Paulo Paraty e atingiu alguma notoriedade na final da Taça da Liga quando um infeliz Lucílio Batista se deixou enganar pela simulação de Di Maria. O outro fiscal de linha era Pais António, a quem um outro padrinho de Cardinal chama afetuosamente de «Ferrari de Setúbal» durante algumas emissões de «O Dia Seguinte», talvez frustrado por ser um dos poucos árbitros a quem o FCP não estendeu os tentáculos eficazmente. Se bem se recordam das palavras do treinador do Sporting após esse jogo, Paulo Bento insistiu na tecla de que José Cardinal havia avisado Lucílio de que não era lance para grande penalidade (acertadamente), apesar de estar no flanco contrário daquele onde o lance se desenrolou, indicador inequívoco da sua competência sob pressão.

Procurando desmistificar o velho paradigma de que ser portista não implica necessariamente ser antibenfiquista, Cardinal voltou às «bocas do mundo» na época passada quando, complementando uma infeliz arbitragem de Olegário, sonegou 2 penalties e um golo limpo aos encarnados no decorrer do Guimarães-Benfica, uma semana depois da homenagem da Associação de Futebol (que não Clube) do Porto. Coincidência infeliz, decerto.

Portanto, um árbitro que está a três meses de atingir o limite de idade na arbitragem, vê ser depositado numa conta offshore uma quantia apreciável, dias antes de uma meia-final da Taça, sugerindo a blogosfera que possa ter acontecido uma tentativa de corrupção protagonizada por uma equipa madeirense que está de relacões cortadas com o FCP (esqueceram-se de pagar os direitos de formação de Pepe, esquecimento que se prolonga há 4 anos e «roubaram» o seu melhor marcador para limpar com os seus gordos glúteos o pólen que se acumula no banco de suplentes do Dragão) e que, por mero acaso, é presidido pelo sogro de um Presidente da Liga que não foi apoiado pelo FCP. Curioso que nessa mesma ilha, more um outro clube primodivisionário que é aliado do FCP a ponto de ordenar que os seus defesas centrais estiquem o braço para cometer grandes penalidades a favor do FCP em momentos decisivos do campeonato. Coincidência infeliz, decerto.

Nos últimos 30 anos, fora os casos de Francisco Silva -que nunca viria a ser convenientemente explicado-, (sendo o nomeador-mor da arbitragem um certo Lourenço Pinto que nada tem a ver com o FCP nem aparece nas escutas do Apito Dourado) e um certo árbitro bracarense que foi interceder a Madalena ao santo padroeiro dos casamentos, o único árbitro a ter sido preso por corrupção foi José Guímaro por ter cedido às tentações leceiras...Isto, dois anos depois de outro suborno a Guímaro, conhecido pelo «Caso dos Quinhentinhos» ter sido abafado pela imprensa. Nada tinha a ver com o FCP, claro, nem estava envolvido um seu vice-presidente. Coincidência infeliz, decerto...

terça-feira, abril 10, 2012

A frase do dia...

Fonte: desporto.sapo.pt


Antes e depois do dérbi

Destaque do Jornal i na sua edição de ontem
É sabido que o futebol movimenta paixões e ódios. Os jornais são os primeiros a canalizar todos estes sentimentos em sua proveito, conseguindo com isso fomentar e apelar à compra dos mesmos.
O jornal i na sua edição de ontem trazia para a primeira página, de forma brilhante, o olhar dos dois treinadores que estavam prestes a defrontar-se no dérbi da cidade de Lisboa, também apelidado de "dérbi dos dérbis" ou "dérbi de Portugal".
Estranhamente, na sua edição de hoje, a capa "esqueceu-se", aparentemente, do jogo de ontem. Terá sido pelo Benfica ter perdido? Isso tornou o facto menos relevante? O campeonato ficou decidido? Estranha forma de jornalismo esta... deve ter sido uma noite triste na redação do jornal ontem à noite...

Qual terá sido o resultado do jogo de ontem?

Cebola vs. Maçã podre

João Moutinho e Chistian Rodriguez, intensos até ao fim...
Diz quem assistiu que a despedida de Christian Rodriguez dos seus camaradas do FC Porto foi emocionante. Diz também quem assistiu ao último treino do Cebola em terras lusitanas, que João Moutinho foi dos mais afetados... Não existem imagens deste duelo, mas a imagem tenta mostrar como seria o embate entre uma cebola e uma maçã podre...
Não deixa saudades o Uruguaio no Dragão, apenas umas nódoas negras.

Contra tudo e contra todos...

Os cães ladram...
Tem sido uma época complicada para os lados do Dragão.
Estranha, mesmo, com muitos e inusitados casos, pouco comuns.
Jogadores desmotivados, adeptos descontentes, treinador inconsistente e mal preparado.
Têm sido muitas as críticas e erros apontados.
Pelo meio exibições sombrias, desligadas, muita confusão na cabina...
Perto do final, no entanto, o primeiro lugar, cimentado pela inépcia dos seus mais diretos adversários, parece reforçar que, mais do que um merecido prémio, trata-se dum castigo maior para todos os outros.
A julgar pelos mais recentes acontecimentos, o FC Porto, à deriva, encontrou forças para se erguer da lama e, no meio do ruído e da confusão, guindar-se ao mais apetecível lugar do pódio.
São assim os campeões, resistentes, contra tudo e contra todos...

E siga a marinha (parte II)


Parece que a pressãozita que Luisão fez no lance que desencadeou o penalty que deu a vitória ao Sporting foi fisicamente superior ao lance reproduzido nesta foto em que a camisola do nosso capitão estica mais do que a Maçã de Adão de Lili Caneças...

Como disse e bem um revoltado Artur Moraes, penalty a favor do Benfica, só quando o jogador vai parar às urgências do Curry Cabral...

segunda-feira, abril 09, 2012

Maldição Djaló

Benfiquistas esperavam mais do "reforço" Djaló
No dia 31 de janeiro, o Benfica anunciava a sua única contratação de inverno: Yannick Djaló. Depois dum inusitado episódio com o Nice, onde esteve alguns meses sem jogar e sem poder ser inscrito, o mediático jogador era oficializado apresentado no clube da Luz, sendo um desejo antigo de Jorge Jesus e, aparentemente, de Luís Filipe Vieira. Por 400 mil euros por época (similar ao que auferia no Sporting) e com um contrato até 2016, Djaló constituía-se assim como o grande reforço de um Benfica, na altura, líder isolado do campeonato, com 5 pontos à maior sobre o segundo classificado, um decepcionante Porto de Vítor Pereira. Dois meses e meio depois, o Benfica é agora segundo, a quatro pontos do líder Porto, faltando apenas 4 jornadas para o final do campeonato. De Djaló pouco se viu, tirando alguns fogachos, intermitentes, em alguns jogos... Tendo sido anunciado, recentemente, que se submetera a um tratamento especial de reforço muscular, a sua ação na equipa tem-se mostrado nula, coincidindo também com o abaixamento de forma da mesma e a perda de fulgor de grande parte dos seus jogadores. Poderá se falar de "maldição Djaló"?

E siga a marinha!


Agora que o aborto já é despenalizado por lei, é justo que venha a ser o treinador campeão nacional desta época...

domingo, abril 08, 2012

Daddy Irak

«O Braga jogou de forma digna e olhos nos olhos contra o Futebol Clube do Porto...»

sábado, abril 07, 2012

Nos idos de Abril

Nestas horas de reflexão e abstinência quaresmal que antecedem a Páscoa, tiro o chapéu aos entendidos da bola, "paineleiros" e doutos comentadores que vaticinavam que Hugo Viana seria um dos desequilibradores do jogo de hoje...

Não se enganaram...

A questão pertinente a colocar-se agora é se, tal como Ricardo Santos, também Hugo Viana será obsequiado com o prémio de época como campeão nacional...

PS- Estes jogos Braga-Porto estão a ficar repetitivos. No ano passado, foi Alberto Rodriguez a oferecer a Liga Europa ao FCP. Este ano, foi Hugo Viana a oferecer o título...

Eu, o inspirado

A RTP apresentou hoje o substituto de João Gobern no programa «Zona Mista»:

Um "imparcial"...

quarta-feira, abril 04, 2012

Um enredo exemplar

Não sou eu quem o escrevo, mas sim o insuspeito «As»:


Para mim, o melhor momento da noite foi ouvir um Standford Bridge mudo do lado inglês e os nossos três mil a cantar:
«MICHEL PLATINI, LA-LA-LA-La...»

Mas isso já os portistas cantaram há quatro anos atrás quando a UEFA decidiu não suspender o FCP por viciação de resultados...

Estatística matreira

A IFFHS atualizou a lista dos melhores clubes a nível mundial e a primeira equipa portuguesa a aparecer na tabela é o Sporting.
Os pontos são contabilizados tendo em conta as prestações dos clubes desde 1 de abril do ano passado até 30 de março deste ano.
O meu emblema subiu sete lugares e chegou à 15.ª posição. O Benfica desceu do 21.º para o 23.º posto.
O FC Porto, que era o melhor representante luso, desceu 14 lugares, ocupa agora o 31.º posto. Queda maior teve o Sp. Braga (16 degraus), estando agora no lugar 43.
Na lista actualizada esta segunda-feira, não houve alterações no pódio: o Barcelona lidera, seguido por Real Madrid e Vélez Sarsfield. Bayern de Munique e Atlético de Madrid são as "caras novas" entre os dez primeiros classificados.

terça-feira, abril 03, 2012

Não entendi...

O mesmo canal que acaba de dispensar João Gobern por falta de imparcialidade, é o mesmo canal que, durante anos, manteve nos seus quadros de pessoal o atual diretor de comunicação do FCP, o «imparcial» Rui Cerqueira e o mesmo que mantém outro «imparcial» como o Hugo Gilberto...

Nero também gostava de se rodear por «imparciais»...

domingo, abril 01, 2012

Pára o baile!


Momento jornalístico do ano: João Gobern a festejar em direto o golo de Bruno César e Burro Prata a ranger os dentes ao som de Maria Amélia Canossa.