terça-feira, abril 17, 2012

E o melhor treinador do Benfica é...

O Benfica vive tempos complicados: ao forte investimento na equipa principal, não correspondeu o rendimento: com o fim da campanha europeia e o modesto segundo lugar (a quatro pontos do líder e acossado pelo Braga), resta a conquista da Taça da Liga, uma competição (a quarta na hierarquia interna) que começa a ficar ligada de forma inequívoca ao clube e à carreira de Jesus. Muito pouco, dizem os seus detractores. Importa assim analisar, nesta altura, qual o treinador que nos últimos vinte anos melhor proveito retirou da equipa benfiquista, comparando as conquistas dos diferentes intervenientes:

    Conquistas do Benfica nos últimos 20 anos
 Treinador  Títulos
 Jorge Jesus  1 Campeonato; 3 Taças da Liga
 Toni  1 Campeonato; 1 Taça de Portugal
 Mário Wilson  1 Taça de Portugal
 Camacho  1 Taça de Portugal
 G. Trapattoni  1 Campeonato
 R. Koeman  1 Supertaça
 Quique Flores   1 Taça da Liga

Curiosamente, e analisando friamente os números, chegámos à conclusão que Jorge Jesus continua a ser (já é?) o melhor treinador dos últimos 20 anos do Benfica, por conseguir somar mais 3 títulos ao campeonato conquistado, facto só aproximado por Toni, com a conquista da Taça de Portugal aliada ao título máximo do futebol nacional. Só Trapattoni conseguiu vencer também um campeonato nacional, ficando-se por aqui no que diz respeito a outras conquistas.

As nuvens cinzentas que parecem abater-se sobre o atual treinador do clube não parecem ter em linha de conta esta tabela, nem um facto muito curioso: nunca ninguém conseguiu, nestas duas décadas, conquistar dois títulos de campeão para o Benfica. Jesus ainda o pode fazer. Aguentará a pressão?

Sem comentários: