quinta-feira, novembro 03, 2005

O último Nereu

O último jogo do Benfica na Champions ficou marcado pelo golo sofrido pelo jovem guarda-redes do Benfica, Rui Nereu, e que ditou a derrota do clube da Luz. Um remate do meio da rua e uma colocação deficiente do guarda-redes selou o destino do jogo.

 

Esse golo mereceu da crítica especializada todo o tipo de comentário coercivo, foi considerado um frango e houve até quem dissesse: "este Nereu, ai, ai, ai, ai ,ai". O miúdo, atirado para as feras devido às lesões de Moreira e Quim, via assim repentinamente terminado um sonho que parecia nunca ter fim. Agora o seu futuro é incerto, a equipa B para já, e no próximo ano, quem sabe? O Alverca?

 

O Benfica, no tempo em que Nereu foi titular (entrou a meio da 2ª parte do jogo com o Villareal, em Espanha), nunca o soube proteger, tentou contratar um novo guarda-redes (mas quem, se os bons guarda-redes têm todos clube e já estão inscritos na UEFA?), fazendo "lobbies" e pressões sobre todos os organismos, apelando à mudança dos regulamentos para acautelar uma situação gravíssima: o 2º guarda-redes estava lesionado por um período nunca inferior a 15 DIAS!!!

 

Rui Nereu nunca foi acautelado (ele não pediu para ser titular nesta altura) e Koeman sempre lamentou a lesão de Quim (esta lesão agravou-se graças a Koeman, que o utilizou lesionado e o resultado foi o que se viu: um pontapé de baliza, um estiramento e Nereu a entrar passados 15 minutos do apito inicial)...

 

A questão que coloco aqui é esta: quem é o maior responsável por aquele golo?

 

a) Nereu, um puto da equipa B atirado para um grande palco sem qualquer apoio do seu clube?

 

b) Koeman, que não salvaguardou esta situação e apenas inscreveu 2 guarda-redes na Champions (Nereu gozou do seu estatuto de "Bê")?

 

c) Veiga, que nunca teve uma palavra para Nereu, que tentou combater moinhos de vento na UEFA e inventar uma solução estúpida e sem sentido (o Benfica pareceu que se preparava para pedir ao Chelsea ou ao Barcelona um guarda-redes emprestado, a custo zero, implorando depois que o deixassem jogar na UEFA)?

 

Deixo aqui esta reflexão para todos vocês, lembrando apenas que mais uma grande promessa do futebol português aparece e é lançada à lama em apenas 15 dias.

 

Quim vai regressar à baliza do Benfica já no próximo jogo (nem que seja de muletas), o miúdo vai para o banco, depois para a equipa B e depois, depois se verá... Se não lhe derem tempo para crescer, não vingará.

 

Mas no futebol, como em quase tudo, não há justiça... nem remorsos.

 

1 comentário:

Unknown disse...

Mais curioso ainda é este comentário vir da mesma pessoa que há uns meses dizia: "E que o Maxi Lopez nos traga muitas alegrias."

Ver este "infeliz" comentário