segunda-feira, fevereiro 27, 2012

A divina comédia


André Villas-Boas, treinador do Chelsea, afirmou recentemente que cometeu 13 erros desde que chegou ao Chelsea, referindo-se aos jogos que não venceu para o campeonato (7 empates e 6 derrotas).

Extrapolando para o nosso campeonato, podemos dizer que Vitor Pereira, treinador que lhe sucedeu no comendo do F. C. do Porto, cometeu "apenas" 5 erros (4 empates e uma derrota). Curiosamente, até há uma semana atrás, estes erros pareciam mais do que suficientes para deitar por terra a carreira do treinador azul e branco, perdida que estava a época (afastado precocemente da Taça de Portugal e Liga dos Campeões, eliminado da Liga Europa e a 5 pontos do primeiro lugar). Nesta altura, e por ironia do destino, Vitor Pereira parece ter conseguido espaço para relançar a sua candidatura ao título. Mesmo sem convencer os associados e simpatizantes, com visíveis dificuldades de gestão do balneário, com decisões muito contestadas, sem liderança, sem chama e sem carisma.

Com uma equipa nitidamente desarticulada, sem ânimo, lá conseguiu aguentar o barco e parece que o vai segurar até final da época. Os últimos "desnortes" da nau que seguia na frente ajudaram, e o treinador portista ganhou assim uma lufada de ar retemperador que o poderá ajudar no que o resta da época.
Ficou mais fácil, pelo menos, a empreitada... será suficiente? No próximo jogo, na Luz, saberemos.

Sem comentários: