terça-feira, abril 19, 2011

O melhor segundo "grande"

Para que não hajam confusões, e a pedido de várias famílias, segue em baixo a relação de pontos dos 3 maiores clubes nacionais, desde que o campeonato se passou a disputar a 3 pontos:
O domínio azul e branco demonstrado em números
Mesmo para quem não percebe nada disto, é fácil constatar algumas coisas:

1. O F. C. do Porto é o grande dominador destes últimos 15 anos (horizonte temporal a partir do qual o campeonato nacional passou a ser disputado a 3 pontos por vitória).

2. O Sporting e o Benfica disputam, afincadamente, o título de segundo "grande", uma vez que possuem ambos apenas dois títulos nos últimos 15 anos. Mesmo a diferença no total de pontos acumulados não é muito significativa (985 pontos do Benfica para 974 do Sporting, isto ainda sem contabilizar a época atual).

3. A época "em branco" no que diz respeito ao campeão (2000/01) corresponde ao ano em que o Boavista alcançou o tão desejado troféu. Foi a única vez que uma equipa fora dos "grandes" atingiu esse feito.

4. Estes dados não contemplam ainda a época em curso (2010/11), que apenas servirá para confirmar o primeiro ponto: o domínio do F. C. do Porto é avassalador.

Para os mais interessados, segue a mesma tabela em forma de gráfico:
O domínio azul e branco é visível
Curioso, ainda, olhando para este gráfico e a tabela anterior, verificar que os 4 segundos lugar alcançados pelo Sporting de Paulo Bento (antes do título do Benfica), contribuíram para o amenizar do fosso entre os dois concorrentes. A luta na segunda circular promete aquecer nos próximos tempos.

Sem comentários: