
(Retirado do site da Radio Renascença)
Elmano Santos registou uma das piores notas atribuídas a árbitros de 1ª Categoria, esta época, no encontro entre FC Porto e Vit. Setúbal, a contar para a 13ª Jornada e que terminou com triunfo dos "azuis-e-brancos" (1-0).
O juiz madeirense, foi avaliado com a classificação de 2.2, num total de 5 pontos que podem ser atribuídos aos árbitros pelos observadores.
A arbitragem de Elmano Santos, recorde-se, foi muito criticada, na altura, pelos dirigentes sadinos, que protestaram a grande penalidade concedida aos "dragões" e, ainda, a repetição do penalty que Jailson viria a falhar, já em período de compensações.
O antigo árbitro Pedro Henriques explica que 2.2 é uma nota bastante negativa e que, de resto, três notas do género podem, mesmo, levar um árbitro a descer de categoria.
"A nota de 2.2 é extraordinariamente negativa porque tudo o que seja abaixo da nota 3, e sobretudo, abaixo de 2.5, é bastante mau para o árbitro em termos de classificação final. Sabendo que, muitas vezes, um árbitro que tenha três notas dessas ao longo da época, arrisca-se a não ficar na 1ª Liga. Nesse jogo, uma grande penalidade mal assinalada ou uma situação disciplinar pode justificar o 2.2", explica, em declarações a Bola Branca.
Ora, acontece também que Elmano Santos, aos 44 anos, está na ultima época da sua carreira. Os erros e a má nota do Dragao não farão grande mossa no juiz madeirense, salienta o antigo árbitro.
"Quando um árbitro tem uma nota dessas, o que quer é que venha o próximo jogo. Não nos podemos esquecer que esta é a última época do Elmano Santos. Querendo fazer sempre o melhor, mas em efeitos práticos já sabe que termina a carreira", remata Pedro Henriques.
As frases assinaladas a negrito espelham aquela que é também a minha opinião sobre a justificação para a natureza premiditada da arbitragem do madeirense no jogo Corruptos vs Setúbal. Traduzindo por miúdos: sendo este o último ano, Elmano quer arrecadar um bom pecúlio e lançar as bases para futuros serviços de «Serventuário do Sistema». Assim se explica aquela arbitragem «à Calheiros»...
Apesar disso, uma questão me atormenta:
Numa terra como a Madeira, com tanta e tão boa fruta (Anonas, bananas, abacaxis), porque raio é que Elmano teve de se abastecer no Continente?

1 comentário:
E então o árbitro de Alvalade, que não puniu Maniche com cartão vermelho, quer agradar a quem?
Quem mais ganharia com a perda de pontos do Porto?
Voltam a não ganhar, voltam a choramingar... Já começa a ser altura de crescerem.
Enviar um comentário