sexta-feira, agosto 28, 2009

Falta de cultura...

A cultura de vitória não é fácil de incutir. Jesualdo Ferreira disse há uns tempos que no F. C. do Porto “vencer é como escovar os dentes”. Para um clube Tetra-Campeão Nacional, feito conseguido logo após um pequeno interregno do Penta Campeonato, de facto, assim é.

Já o Benfica, que teve que passar por uma pré-eliminatória para poder aceder á fase de grupos da Liga Europa, não tem essa cultura. Perdeu-a há muito tempo. O Barcelona, por exemplo, tem uma máxima desde a sua criação: nunca ser humilhado por nenhum outro clube, tendo para isso que apresentar sempre a melhor equipa possível em campo. Esta é a mística destes grandes clubes.

O Benfica está a anos luz desta froma de estar. Basta recordar jogos como contra o Celta de Vigo ou mais recentemente contra os gregos do Olympiakos…

Menosprezar um jogo de uma competição da UEFA, arriscando perder e sair vergado há humilhação de ver um clube com nome quase insoletrável nas primeiras páginas de todos os jornais desportivos nacionais… é este o risco que se corre quando não se tem cultura de campeão.

O ano passado, por exemplo, o F. C. do Porto apresentou sempre a sua melhor equipa, em todos os jogos do campeonato, mesmo quando já era, matemáticamente campeão (tal como tem acontecido nos útlimos anos). Bruno Alves, símbolo maior desta ambição, foi totalista em todos os jogos… Isto num clube que foi, há bem pouco tempo, campeão Europeu de clubes e vencedor da Taça Uefa…

O Benfica deixou, na Ucrânia, uma pálida imagem do futebol luso. O Vorskla Poltava foi a “melhor” equipa, mesmo tendo em conta que na maior parte das vezes os seus esforçados jogadores tropeçavam nas próprias sapatilhas ou ultrapassavam o limite do campo com a bola nos pés… Javi Garcia, mesmo assim, passou todo o jogo a destribuir lenha por todo o lado, ignorando que a Ucrânia é um dos maiores exportadores de madeira do mundo, inclusive madeira de excelente qualidade, ao contrário do médio Espanhol contratado ao Real Madrid por 7 milhões de euros (volta Fernando Aguiar, estás perdoado!).

Em homenagem aos valorosos jogadores do Poltava, deixo aqui a tabela que publiquei no artigo anterior, já devidamente actualizada, com as maiores humilhações internacionais do SLB:

Jogo Resultado Competição Época
Celta de Vigo - Benfica 7-0 Taça UEFA 1999/00
Borussia Dortmund - Benfica 5-0 Taça dos C. E. 1963/64
Olympiakos - Benfica 5-1 Taça UEFA 2008/09
Vorskla Poltava – Benfica 2-1 Pré-el. Liga Europa 2009/10

_____________________________

Informações adicionais: O Vorskla Poltava é um dos clubes mais representativos da pequena e acolhedora cidade de Poltava. Poltava (Полтава em Ucraniano e Russo) é uma cidade situada na Ucrânia Central, com 313.400 habitantes (dados de 2004). Nela se realizou uma das mais famosas batalhas da Grande Guerra do Norte, a famosa Batalha de Poltava. Encontram mais informações sobre a cidade aqui.

Sem comentários: