quinta-feira, janeiro 12, 2006

Karyaka e as postas de pescada

O conhecido médio criativo do Benfica, Karyaka, uma das mais sonantes aquisições do clube da águia para esta temporada, resolveu mudar um pouco de "profissão" e começou a divagar sobre a vida e as espécies.
 
Karyaka, que tem enchido de orgulho todos os adeptos do seu clube com prodigiosas exibições (consta mesmo que é o melhor jogador de sempre de canasta em estágios, batendo nomes saudosos como Isaías e Bento), deu recentemente uma entrevista em que lançou algumas farpas sobre o seu clube do coração e a sua estadia em Portugal.
 
Sobre Koeman:
"Ele prefere os jogadores brasileiros. Nós tivemos uma conversa cara a cara uma vez e perguntei-lhe porque não jogava há dois meses. Disse-me umas histórias sobre os brasileiros e o facto de precisarem de jogar pois têm estatuto de igualdade."
 
Sobre o seu rendimento:
"Nem eu sei o que preciso de fazer para jogar."   
 
Sobre a sua adaptação:
"Depois, tenho outros problemas, como a língua e o país. As pessoas aqui adoram o futebol, mais que na Rússia, e abordam-me na rua. Mesmo que eu não perceba o que dizem, tenho de disfarçar e sorrir."
 
Sobre Portugal (Lisboa): 
"Portugal é um país atrasado e penso que Lisboa está 20 anos atrás de Moscovo. Lisboa, a grande cidade (risos). A minha filha tem três anos e oito meses e, nesta cidade enorme, não há jardins ou zonas para as crianças brincarem. Sabe onde as crianças passeiam? Em zonas asfaltadas, rodeada por paredes. Em vez dos brinquedos tradicionais, as crianças aqui ficam sentadas à frente da televisão."
 
E continuou:
"O sítio mais perto com um jardim em condições fica a trinta quilómetros, no Estoril. Para dar outro exemplo, Portugal é um país excessivamente burocrático. Quando envolve documentos, dá sempre problema." 
 
Sobre o futebol Português:
"Nem tenho vontade de acompanhar o futebol local. O único jogo que vi até agora, em seis meses, foi o F.C. Porto-Sporting. Para mim, tudo é desinteressante."
 
Ao que o Donosdabola apurou, Karyaka está já nomeado para a "short-list" de candidatos ao prémio: "AFINAL NÃO É SÓ O LUÍS FABIANO QUE É RESSABIADO E COMEÇA A DISPARAR PARA TODOS OS LADOS" OF THE YEAR - troféu instituído este ano pela primeira vez. Nuno Gomes será o escolhido para entregar o troféu. Este prémio inclui como prize-money uma viagem, de ida, para a Sibéria, com estadia para duas pessoas numa central nuclear abandonada, oferta da agência de viagens Cosmos&Veiga Lda.
 
Os No Name Boys também já se ofereceram para fazer uma visita guiada ao Russo e mostrar-lhe um pouco mais da capital, nomeadamente Chelas, Casal Ventoso, Musgueira e Cova da Moura, antes de depositarem o seu corpo junto à lixeira municipal.
 
Foi ainda possível ouvir Pedro Santana Lopes sobre estas declarações de Karyaka que disse: "há muito tempo que penso isso e acho que ele devia se candidatar a presidente da autarquia" e fugiu logo de seguida com um sorriso nos lábios (pensamos ter visto na sua mão esquerda um fósforo, mas não podemos confirmar).
 
A chegada do Russo a Portugal deve acontecer nos próximos dias, aguardando-se por isso uma recepção calorosa dos milhares de adeptos do Glorioso. O jogador deve ser recebido em braços... pernas e só depois o seu tronco. A cabeça será guardada em parte incerta.
 

Sem comentários: